segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Diverssificação da Oferta Hoteleira
Com previsão de inauguração no próximo mês de novembro, o primeiro hotel da rede Ibis, no Recife, já em construção num terreno localizado no Pina, em frente ao Centro Médico Karla Patrícia, virá com os novos modelos de apartamento da rede de hotelaria francesa Accor (detentora da bandeira Ibis). O hotel vai ter piso de madeira emborrachada e TV tela plana - "luxos" não existentes em grande parte dos hotéis da categoria.
Enquanto isso, a mesma rede Accor planeja inauguração também do primeiro hotel Formule 1, ainda mais econômico que o Ibis, no Recife. Deverá ocupar terreno na avenida Agamenon Magalhães, perto do Hospital Português. As marcas Ibis e Formule 1, da Accor, reúnem o maior número de hotéis econômicos do mundo.
Link: http://pe360graus.globo.com/daliana/diversao/turismo/2010/03/28/BLG,3584,2,416,DALIANA,1349-IBIS-RECIFE.aspx
Mais uma vez trago uma notícia para iniciar nossa discusão, acreditando que esta pode ser uma ótima forma de se representar, exemplificar, aquilo que se pretende postar. Desta vez, recorro a este tipo de ponta pé para nossa atividade da diciplina de TPOH, com a finalidade de trazer questões relacionadas a importância da diversificação da oferta hoteleira.
O primeiro ponto a se colocar em relação as questões referente ao tema é decorrente da estreita relação existente entre a diversificação da oferta hoteleira e o planejamento visando diretamente a demanada. Devemos ter em mente que esta diversificação se dá por uma necessidade de mercado, onde as empresas buscam atender a uma maior quantidade de clientes adequando seus serviços de acordo com a demanda. Assim, redes hoteleiras como a Accor segmentam, de forma planejada, seu mercado, a prestação de serviços de hospedagem, visando oferecer produtos que venham a satisfazer seus diferentes tipos de clientes com sucesso, gerando lucro.
Neste sentido ainda devemos penssar que o mercado hoteleiro pode ser considerado como bastante heterogenio, já que nunca encontraremos um cliente igual ao outro. Por tanto, existe uma certa dificuldade em atender o mercado de forma homogenia, o que se faz é cobrir alguns espaços criando nichos de mercado. No caso da notícia anexada a Accor com a construção de um hotel de bandeira Ibis, esta procurando cobrir o nicho de hotéis econômicos
Mas por que trazer esta notícia nesta semana? Penso que é importante comesarmos a discutir questões referentes a oferta hoteleira de Recife já que temos a expectativa de iniciar a partir dos porximos anos uma expanssão da oferta hoteleira na caital pernambucana para comportar a demanada Compa do Mundo de 2014. Este post tem a intenção de dar início a uma discussão que possivelmente voltaremos a ver por aqui no blog.
Até que ponto o mercado hoteleiro deve crescer visando a expectativa criada pela Copa? Em que nichos de mercado é possivel invister os empreendimentos hoteleiros sem que haja saturação do próprio? Durante as aulas já iniciamos este tipo de discussão quando nos foi apresentada uma entrevista de Bonadona, diretor geral da rede Accor na America Latina, onde ele se colocava contra a expanssão da oferta em alguns nichos
É verdade, o Ibis é da rede Accor, e a construção deste novos hotel, pelomenos para mim, parece ser uma expanssão de mercado. Bonaona se coloca na entrevista lida em sala de aula a favor da construção de hotéis econômicos em algumas cidades do Brasil, mas onde e que nichos devem ser cobertos por esses novos empreendimentos é uma questão que podemos discutir em outros posts.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
A Importância dos Meios de Transportes no Turismo e 1 Trem em Olinda
"Os turistas que visitarem Olinda no próximo verão terão novidade. A prefeitura do município anunciou projeto que prevê a instalação de um trem que circulará pelos principais pontos turísticos da cidade. O objetivo é proporcionar um ambiente mais agradável para os que não querem ou não podem enfrentar o sobe e desce das ladeiras.
A ideia é que circulem de dois a seis trens diariamente. Quem desejar fazer o passeio só precisará pagar uma passagem e poderá utilizar o transporte quantas vezes quiser ao longo do dia, além de receber gratuitamente um mapa de Olinda.
Os trenzinhos terão uma locomotiva e dois ou três vagões e andarão sobre rodas, não sobre trilhos. O secretário de Turismo, Maurício Galvão, garante que o veículo será construído especialmente para atender à finalidade proposta. “Deixamos bem claro no edital que a ideia não é colocar veículos adaptados para circular pela cidade. Queremos algo construído especialmente para atender à demanda turística de Olinda”, comenta ele.
O edital de licitação para construção do trem e elaboração do sistema de compra de passagens já está pronto e será lançado na semana que vem. Em 30 dias, serão avaliadas as propostas das empresas. De acordo com o calendário da prefeitura, o trenzinho deverá estar pronto dentro de aproximadamente dois meses.
“Queremos colocá-lo para funcionar o mais rápido possível. Se todos os documentos da licitação estiverem corretos, não há mais porque esperar”, comentou o secretário de Turismo.
O projeto, na verdade, começou a ser elaborado já no primeiro semestre deste ano. É que, quando foi aberta a primeira concorrência de licitação, a empresa escolhida não apresentou os documentos completos, então foi preciso abrir uma nova concorrência.
O roteiro incluirá a Avenida Liberdade, Rua do Bonfim, Rua da Misericórdia, Rua Bernardo Vieira de Melo. Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Rua Prudente de Morais, Rua do Amparo, Rua Bispo Coutinho e Rua de São Francisco. O preço das passagens ficará em torno de R$ 15, mas o anúncio oficial depende do sistema adotado pela empresa escolhida.
Para o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, “o equipamento turístico é importante porque permite que as pessoas conheçam os pontos históricos e turísticos mais famosos da maneira como desejarem”.
Fonte:http://blogjornalsinaculo.blogspot.com/2010/09/noticias-de-cultura-com-humberto-maia.html