Ibis no Recife – Por Isabela Fontes
Com previsão de inauguração no próximo mês de novembro, o primeiro hotel da rede Ibis, no Recife, já em construção num terreno localizado no Pina, em frente ao Centro Médico Karla Patrícia, virá com os novos modelos de apartamento da rede de hotelaria francesa Accor (detentora da bandeira Ibis). O hotel vai ter piso de madeira emborrachada e TV tela plana - "luxos" não existentes em grande parte dos hotéis da categoria.
Enquanto isso, a mesma rede Accor planeja inauguração também do primeiro hotel Formule 1, ainda mais econômico que o Ibis, no Recife. Deverá ocupar terreno na avenida Agamenon Magalhães, perto do Hospital Português. As marcas Ibis e Formule 1, da Accor, reúnem o maior número de hotéis econômicos do mundo.
Link: http://pe360graus.globo.com/daliana/diversao/turismo/2010/03/28/BLG,3584,2,416,DALIANA,1349-IBIS-RECIFE.aspx
Mais uma vez trago uma notícia para iniciar nossa discusão, acreditando que esta pode ser uma ótima forma de se representar, exemplificar, aquilo que se pretende postar. Desta vez, recorro a este tipo de ponta pé para nossa atividade da diciplina de TPOH, com a finalidade de trazer questões relacionadas a importância da diversificação da oferta hoteleira.
O primeiro ponto a se colocar em relação as questões referente ao tema é decorrente da estreita relação existente entre a diversificação da oferta hoteleira e o planejamento visando diretamente a demanada. Devemos ter em mente que esta diversificação se dá por uma necessidade de mercado, onde as empresas buscam atender a uma maior quantidade de clientes adequando seus serviços de acordo com a demanda. Assim, redes hoteleiras como a Accor segmentam, de forma planejada, seu mercado, a prestação de serviços de hospedagem, visando oferecer produtos que venham a satisfazer seus diferentes tipos de clientes com sucesso, gerando lucro.
Neste sentido ainda devemos penssar que o mercado hoteleiro pode ser considerado como bastante heterogenio, já que nunca encontraremos um cliente igual ao outro. Por tanto, existe uma certa dificuldade em atender o mercado de forma homogenia, o que se faz é cobrir alguns espaços criando nichos de mercado. No caso da notícia anexada a Accor com a construção de um hotel de bandeira Ibis, esta procurando cobrir o nicho de hotéis econômicos
Mas por que trazer esta notícia nesta semana? Penso que é importante comesarmos a discutir questões referentes a oferta hoteleira de Recife já que temos a expectativa de iniciar a partir dos porximos anos uma expanssão da oferta hoteleira na caital pernambucana para comportar a demanada Compa do Mundo de 2014. Este post tem a intenção de dar início a uma discussão que possivelmente voltaremos a ver por aqui no blog.
Até que ponto o mercado hoteleiro deve crescer visando a expectativa criada pela Copa? Em que nichos de mercado é possivel invister os empreendimentos hoteleiros sem que haja saturação do próprio? Durante as aulas já iniciamos este tipo de discussão quando nos foi apresentada uma entrevista de Bonadona, diretor geral da rede Accor na America Latina, onde ele se colocava contra a expanssão da oferta em alguns nichos
É verdade, o Ibis é da rede Accor, e a construção deste novos hotel, pelomenos para mim, parece ser uma expanssão de mercado. Bonaona se coloca na entrevista lida em sala de aula a favor da construção de hotéis econômicos em algumas cidades do Brasil, mas onde e que nichos devem ser cobertos por esses novos empreendimentos é uma questão que podemos discutir em outros posts.
Os Hotéis Ibis são dos melhores hotéis econômicos no Mundo. Quando pretendemos escolher um hotel que disponibilize uma boa relação qualidade x preço, muitas vezes pensamos nos hotéis Ibis. Com tudo o que é necessário para o bem-estar e conforto, este ainda são geralmnete localizados nos grandes centros turísticos das cidades. Um grande passo para Recife, pois hoje em dia mais do que a qualificação por estrelas o mais importante é a imagem de marca criada pela empresa, e o Ibis tem essa imagem de marca criada, ou seja, uma mais valia para o destino. Por exemplo, na Europa esta cadeia de Hotéis é super conhecida por ser bastante económica e ter serviços de muita qualidade como é comprovado pela BVC (Bureau Veritas Certification) que entregou o certificado ISO 9001 ao Ibis e tornando a primeira cadeia hoteleira na Europa com esta distinção.
ResponderExcluirErnesto quando falas que devemos apostar na oferta hoteleira em Recife, pois é preocupante quando nos aproximamos da COPA 2014 penso que falas bem, este para mim é o ponto mais critíco. A cidade tem um défice de hotéis, principalmente de alto padrão - há apenas um cinco estrelas na cidade. Trata-se do Atlante Plaza. Esta falta de empreendimentos se torna um item fundamental especialmente para uma das sedes da COPA 2014, que implica a presença de chefes de estado e delegados da FIFA. Hoje, em grandes eventos, já é difícil encontrar vagas em hotéis de Recife. Quando falamos em oferta, temos de ter em mente o desafio que é o de convencer a iniciativa privada de que investir na rede hoteleira na cidade é um negócio sustentável após o Mundial.. Para já a instalação de um hotel Ibis e Formula 1 é um primeiro passo para que possamos suprir a crescente demanda. Sendo Hotéis com imagem de marca criada(grupo ACCOR) são sem dúvida uma mais valia para a cidade e para quem a procura.
ResponderExcluirUm bom post colocado por ti Ernesto. Um tema atual e preocupante da cidade de Recife, o fato da cidade de Recife não ter estrutura de oferta para suprir a procura(Demanda). Numa altura em que a diversidade de produtos aumenta até nos pequenos mercados, o mercado esta tão segmentado que os nichos se tornam soberanos, apostar em hotéis como o Ibis e o Formula 1, que são do grupo ACCOR é muito mais que colmatar falhas na oferta, é colmatar estas falhas com marcas asseguradas e assim com grande "estilo". Eu próprio quando viajo para uma cidade, vejo se nesta cidade existe hotéis IBIS.
ResponderExcluir