Segmento é responsável por 26% de toda receita gerada com o turismo no mundo
Para posicionar o Brasil como um destino de ecoturismo e turismo de aventura no cenário mundial, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) promoveram um evento, na última terça-feira (05), durante a ATWS - Adventure Travel World Summit, na Escócia, Reino Unido.
O objetivo principal foi apresentar informações comerciais sobre destinos e produtos brasileiros de ecoturismo e turismo de aventura aos representantes de diversos mercados internacionais. “Para o Brasil, estreitar relações com o público-alvo do evento, composto por executivos de empresas de ecoturismo, turismo de aventura e mídias especializadas, é fundamental” afirmou o presidente da Embratur, Mário Moysés
A estratégia da Embratur nesta edição da ATWS foi dar continuidade às ações promocionais de destinos e produtos de ecoturismo e de aventura nos mercados internacionais, atingindo assim novos agentes de viagem e operadores de turismo dos maiores centros emissores de turistas para o Brasil.
A ATWS é um evento técnico e comercial, no qual são realizadas palestras e rodadas de negócios com executivos das maiores empresas de ecoturismo e turismo de aventura do mundo, contando com aproximadamente 600 participantes de 26 nacionalidades. São empresas e executivos formadores de opinião discutindo tendências, ameaças e oportunidades dos segmentos. É um importante momento de interação entre as empresas e uma oportunidade de apresentar novos destinos, para posicionar o Brasil como um destino de ecoturismo e turismo de aventura no cenário mundial.
Cooperação Técnica – A Embratur assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O objetivo é aumentar a divulgação internacional dos destinos brasileiros que oferecem produtos turísticos de aventura e ecoturismo. A assinatura aconteceu durante o Abeta Summit 2010 – 7º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que aconteceu em setembro, em São Paulo.
Fonte: Ministério do Turismo 07/10/1010
Numa sociedade em que as preocupações com a saúde e bem-estar são cada vez mais, o Brasil faz bem em apostar neste nicho de mercado e procurar atender as necessidades de um público alvo que cada vez é maior. O Brasil é um país de "contrastes" e tem muito por onde explorar quando se fala em Ecoturismo. Logo no inicio desta notícia diz que o segmento já é o responsável por 26% de toda a receita do turismo no Mundo, e a tendencia é amentar, assim o Brasil só tem de estar ligado e apostar cada vez mais neste segmento, não esquecendo outros segmentos que tem dado lucros ao nosso país, mas este é sem dúvida um segmento a ter em conta, e tendo nós recursos para isso.
ResponderExcluirConcordo contigo Mirelle, a questão do bem-estar social, saúde, práticas ambientais e atingir um estado de auto-realização são os fatores que para mim mais se tem destacado ultimamente na procura de viagens por parte de Turistas. Hoje em dia para algumas pessoas(segmento) não interessa só o viajar, mas se o destino para o qual vão viajar se preocupa com o meio-ambiente, e se exsitem atividades ecológicas destinadas a atender as suas necessidades, o Brasil é um destino que tem tudo para dar certo com este tipo de Turismo. Eu por exemplo, adorei este final de semana ter ido a Porto de Galinhas e ter nadado com um cardume de peixes ao meu redor, foi uma experiência que nunca tinha vivenciado e para mim única, eu gosto de me incluir no grupo de turistas que se preocupa com o meio ambiente, e para mim este tipo de momentos é o que cada vez mais pessoas procuram, a paixão pelo contato com o meio e tudo o que gira em seu redor,tem movimentado 26% da demanda mundial turística e com certeza aumentará, e como podemos ler na notícia o Brasil estará movimentando-se e posicionando-se como destino de ECOTURISMO E SSTENTABILIDADE.
ResponderExcluir